Notícias

Feira Agroflorestal regressa a Ponte de Sor com o mote da ruralidade, aproximação à comunidade e comunicação eficaz

Feira Agroflorestal regressa a Ponte de Sor com o mote da ruralidade, aproximação à comunidade e comunicação eficaz:

VIII FAF PonteSorA AFLOSOR – Associação de Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sor, após 2 anos de interrupção, está de regresso com a organização da 8ª edição da Feira Agroflorestal, nos próximos dias 8, 9 e 10 de Julho na Zona Ribeirinha de Ponte de Sor em paralelo com as Festas da Cidade.

MED dinamiza Mesa Redonda acerca da conciliação entre a atividade agrícola e a conservação do ambiente, e o que falta fazer para que tal se torne uma prioridade

MED dinamiza Mesa Redonda acerca da conciliação entre a atividade agrícola e a conservação do ambiente, e o que falta fazer para que tal se torne uma prioridade:

MED evoraNo próximo dia 6 de julho, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento volta a juntar investigadores numa Mesa Redonda - Addressing the gap between agriculture and environmental conservation in the Portuguese context - para debater questões relacionadas com a produção alimentar. Desta vez o debate abordará as lacunas que ainda existem na conciliação entre a atividade agrícola e a conservação do ambiente, no contexto Português.

Centro PINUS divulga os principais indicadores de consumo de madeira e reciclados na Fileira do Pinho

Centro PINUS divulga os principais indicadores de consumo de madeira e reciclados na Fileira do Pinho:

Centro PinusO consumo de madeira de pinho em Portugal em 2021 foi de 4,1 milhões de m3 sem casca. Este indicador representa um aumento de 1,3% face a 2020 e reflete uma manutenção da tendência dos últimos 5 anos. Relativamente à distribuição por subsetores, a serração continuou a ser o setor com mais expressão com 41% do consumo de madeira em 2021. As indústrias de trituração de alto valor acrescentado (painéis e papel de embalagem) representaram 31% do consumo total no mesmo período, enquanto o setor energético (pellets e biomassa) representou 24%.

Publicado o Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores

Publicado o Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores:

PIDAAcoresA Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Açores publicou o Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores. A sua elaboração está prevista na “Medida C05-i05-RAA-m02 - Investimento público no âmbito da I&DI e da dupla transição verde e digital”, do “Investimento C05-i05-RAA -Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, do Plano de Recuperação e Resiliência para a Região Autónoma dos Açores.

Disponíveis documentos produzidos pelo projeto "Sistema de Certificação Participativa dos Circuitos Curtos Agroalimentares"

Disponíveis documentos produzidos pelo projeto "Sistema de Certificação Participativa dos Circuitos Curtos Agroalimentares":

Após conclusão do projeto "Sistema de Certificação Participativa dos Circuitos Curtos Agroalimentares" que se realizou no âmbito da Ação 20.2 – Rede Rural Nacional – Área de Intervenção 3 da Medida 20 – Assistência Técnica do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, envolvendo nove entidades parceiras, são agora disponibilizados todos os documentos, recursos e ferramentas produzidos produzidos no âmbito deste projeto.

O Investimento na Agricultura é tema da nova edição da CULTIVAR publicada pelo GPP 

O Investimento na Agricultura é tema da nova edição da CULTIVAR publicada pelo GPP :

cultivar GPPO GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, no seguimento do desenvolvimento consistente de um espaço de reflexão, divulga a edição n.º 25 da publicação Cultivar - Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema do investimento na agricultura, enquanto elemento central nas políticas públicas dedicadas ao setor agrícola.

Consulta pública: recolha de contributos para o Plano de Ação para a Agricultura Familiar em Portugal até hoje

Consulta pública: recolha de contributos para o Plano de Ação para a Agricultura Familiar em Portugal até hoje:

Agricultura familiarTermina hoje, 30 de junho, o período de participação na consulta pública do Plano de Ação para a Agricultura Familiar em Portugal, no âmbito do projeto “Contributos da Agricultura Familiar para Sistemas Alimentares Sustentáveis”, apoiado pelo PDR 2020 e implementado pela ACTUAR - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, a Escola Superior Agraria de Viseu, a Direção-Geral da Agricultura e de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura e da Alimentação e a Confederação Nacional de Agricultura.

Estudo europeu aborda potencial agrícola no sequestro de carbono

Estudo europeu aborda potencial agrícola no sequestro de carbono:

solo sequestro carbonoO Think Tank do Parlamento Europeu publicou um estudo requisitado pelo Comité AGRI sobre o Potencial agrícola no sequestro de carbono e onde é abordado objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2050 prevista no Pacto Ecológico Europeu.

Arranca o Programa Territorial +Solo + Vida: contra a desertificação da área natural do Vale do Guadiana

Arranca o Programa Territorial +Solo + Vida: contra a desertificação da área natural do Vale do Guadiana:

dehesa 1529219 640O início do mês de julho fica marcado pelo arranque do Programa Territorial “+Solo + Vida”, um dos quatro projetos aprovados a nível nacional pelo Fundo EEAGrants, aviso “Projetos de preparação para condições meteorológicas extremas e de gestão de riscos no contexto das alterações climáticas”.