Oferta Formativa INA em fevereiro
Conheça a oferta formativa dinamizada pelo INA no mês de fevereiro, nas áreas da ética nos serviços públicos, cidadania e participação, gestão de recursos humanos, interesse público, entre outras.
Conheça a oferta formativa dinamizada pelo INA no mês de fevereiro, nas áreas da ética nos serviços públicos, cidadania e participação, gestão de recursos humanos, interesse público, entre outras.
O INA dinamiza o curso Conceitos e princípios da participação pública na plataforma NAU, de participação gratuita e ao ritmo do formando.
Visite a Plataforma de E- learning "Todos Contam", uma iniciativa do Plano Nacional de Formação Financeira.
De 6 a 9 de março irá decorrer o curso "Estatuto dos Profissionais da Cultura", promovido pelo INA, I.P. O curso terá a duração de 12 horas, em formato e-learning.
Na edição de janeiro, a Newsletter INA destaca o Ciclo de WebINArs de Divulgação do Programa de Formação 2023.
De 16 a 19 de janeiro, o INA realizou um Ciclo de WebINArs para divulgar o seu Programa de Formação 2023. Estes webINArs de inscrição gratuita destinaram-se a trabalhadores e dirigentes da Administração Pública.
Estão abertas as inscrições para a 3.ª edição do Programa de Capacitação em Direitos Humanos para a Administração Pública, que decorrerá de 27 de janeiro a 8 de março de 2023.
Inscreva-se no novo curso de Informação Geoespacial e Imagens de Satélite: Possíveis usos pela Administração Pública, que se realiza no dia 27 de janeiro.
Inscreva-se já nos novos cursos gratuitos sobre capacitação digital, dinamizados pelo INA em fevereiro de 2023, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
O Conselho Editorial é um órgão consultivo da INA Editora, competindo-lhe:
O Conselho Editorial da INA Editora integra as seguintes individualidades:
Saiba mais sobre a INA Editora aqui. Para mais informações, contacte-nos através de editora@ina.pt.
A REDE
A Rede INA Alumni tem como objetivo aproximar o INA, I. P., dos seus formandos, mentores e mentorados, reforçando os laços de confiança de forma contínua ao manter um acompanhamento do percurso profissional dos seus Membros, de forma a poder ajustar o perfil da oferta formativa à evolução das suas necessidades e adequá-las às oportunidades e desafios da Administração Pública.
Desenvolver um sentimento de pertença ao INA, I. P., é também o que se pretende ao abraçarmos este desafio a que nos propomos e para o qual é indispensável a participação dos Membros da Rede INA Alumni.
Os formandos, mentores e mentorados constituem um dos principais ativos e são a expressão máxima do sucesso do INA, I. P., que pretende construir esta rede como um projeto dinamizador e inovador que reflita a sua cultura e a sua identidade.
VANTAGENS
Os Membros da Rede INA Alumni beneficiarão de um leque de oportunidades, visando a partilha de conhecimento e boas práticas, o estímulo à aprendizagem contínua, bem como o acesso a serviços diferenciados e a benefícios exclusivos:
Inscrição
Junte-se à Rede INA Alumni. Inscrição aqui.
Para qualquer informação ou esclarecimento adicional, contacte-nos através de alumni@ina.pt.
Na edição de novembro, a Newsletter INA destaca o 12.º Congresso Nacional da Administração Pública e os Consórcios entre o INA e Instituições do Ensino Superior.
O INA dinamiza a formação "Folha de Cálculo: Fórmulas e Funções" disponibilizada na plataforma NAU, em formato e-learning.
Marcelo Vegi da Conceição é o vencedor da primeira edição Prémio INA Melhor Investigação sobre a AP, com o estudo "O Impacto do Job Design sobre os Comportamentos Inovadores e o Work Engagement de Gestores Públicos Portugueses".
O INA dinamiza novas formações dedicadas aos “Os Pilares da Sustentabilidade: o futuro das cidades e a União Europeia” e “O Futuro das cidades e a União Europeia: uma construção com o poder local”.
O 12.º Congresso Nacional da Administração Pública, organizado pelo INA, I. P., realizou-se nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, no Centro de Congressos de Lisboa.
Conheça as últimas aquisições últimas aquisições da Biblioteca, recebidas durante o mês de outubro. Deste conjunto de 30 livros editados recentemente, sobre Administração Pública, Gestão de Serviços Públicos e outros temas, destacamos os seguintes títulos:
Nos termos e para efeitos do n.º 4 do artigo 3.º da Portaria n.º 669/2022 de 7 de setembro, dá-se conhecimento da formalização dos consórcios infra:
Consortes | |
FA > AP Formação Avançada para a Administração |
INA, I.P. ISCTE UMinho |
Leap > AP Saiba mais sobre o Programa de Especialização LEAP Descarregue a Brochura do curso aqui |
INA, I.P. UÉvora ULisboa UNLisboa UPorto |
CA > AP Contabilidade e Auditoria para a Administração Pública |
INA, I.P. IP Cávado e Ave IP Coimbra IP Porto IP Setúbal |
IP > AP Impulso Digital para a Administração Pública |
INA, I.P. IP Bragança IP Cávado e Ave IP Coimbra IP Leiria IP Porto IP Setúbal ISCTE ULisboa UN Lisboa UPorto |
A colaboração estreita com o Ensino Superior, é sustentáculo da missão fundamental do renovado INA, I. P., de criação, transmissão e difusão do conhecimento no domínio da Administração Pública. Para o efeito e nos termos do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março, “o INA, I. P., pode constituir parcerias com instituições de ensino superior, designadamente no sentido de se dotar de recursos humanos altamente qualificados em especial para a prossecução das suas atribuições ao nível da formação, bem como para garantir a valorização técnica e tecnológica da Administração Pública, através de uma visão estratégica orientada para a qualificação e capacitação dos trabalhadores da Administração Pública e a modernização administrativa”.
Com o objetivo de dar forma preliminar à identificação de oportunidades colaborativas com as instituições de ensino superior, nos termos e para efeitos dos artigos 4.º, 5.º e 14.º dos Estatutos do INA, I. P., publicados em anexo ao Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março, e do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 27/21, de 16 de abril, o INA, I. P., assinou, em 21 de setembro de 2021, protocolos de colaboração com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), sem prejuízo da celebração de especializadas e posteriores parcerias, nomeadamente sob a forma de consórcio. Para mais informação consulte os protocolos aqui.
A possibilidade de constituição de consórcios entre o INA, I. P., e as instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico com larga experiência no ensino da Administração Pública pretende promover a valorização, modernização, alargamento, rigor e exigência na formação e qualificação da Administração Pública, tendo em conta os desafios societais contemporâneos, alavancando o capital científico no que respeita às ciências da administração e aos cursos de nível superior nas áreas da Administração Pública, conforme previsto no Plano de Capacitação Estratégica AP 2026.
Ao abrigo dos n.ºs 2 e 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março, a Portaria n.º 669/2022 de 7 de setembro, veio definir os consórcios e respetivos termos, a formalizar entre o INA, I. P., e instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico, com vista ao desenvolvimento de ações de formação na Administração Pública.
Os consórcios mantêm-se abertos à entrada de outras instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico que os queiram integrar e que promovam o desenvolvimento, a transmissão e a difusão do conhecimento.
Novo lançamento da INA Editora “Princípios Fundamentais da Administração Pública: O artigo 266.º da Constituição”. Esta obra resulta do ciclo de webINAres organizados pelo INA entre outubro de 2021 e março de 2022.
Para uma melhor e mais fácil comunicação, o INA disponibiliza novos endereços de email, para onde poderá encaminhar os seus pedidos de informação, dúvidas e questões sobre a Formação INA:
Estão abertas as inscrições para os novos cursos gratuitos sobre capacitação digital, dinamizados pelo INA em novembro e dezembro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Na edição de outubro, a Newsletter INA destaca o 12.º Congresso Nacional da Administração Pública e o Programa de Formação 2023, em especial a formação na área das Competências Digitais.
Conheça as últimas aquisições últimas aquisições da Biblioteca, recebidas em setembro. Deste conjunto de 30 livros editados recentemente, sobre Administração Pública, Gestão de Serviços públicos e Direito, destacamos os seguintes títulos:
O II Encontro do Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança (PMIL) realizou-se a 22 de setembro, em formato virtual, e contou com a presença de mentores/as e mentorados/as, das três primeiras edições do programa.
O Centro de Conhecimento AP convida todas as pessoas interessadas em partilhar os seus projetos, trabalhos e resultados das suas investigações, no domínio da Administração Pública.
Para tal, basta enviar um email para conhecimento@ina.pt e incluir no assunto da mensagem Partilhar Conhecimento AP.
Na edição de setembro, a Newsletter INA destaca o Programa de Formação 2023, a última edição do Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança e o Ciclo de WebINArs Participação na Administração Pública.
Entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, o INA dinamiza um Ciclo de WebINArs dedicados à Participação na Administração Pública.