Contactar +351 913-388-183 Chamada para a rede móvel Nacional

Oferta Formativa INA em fevereiro

SigefConheça a oferta formativa dinamizada pelo INA no mês de fevereiro, nas áreas da ética nos serviços públicos, cidadania e participação, gestão de recursos humanos, interesse público, entre outras.

Newsletter ina 2023

 BANNER NEWSLETTERS1

         
 Newsletter Janeiro 2023        
 janeiro 2023        
         
         
         
         
         
         
         
         
         
         

 

 

WebINArs: Programa de Formação 2023

20230110De 16 a 19 de janeiro, o INA realizou um Ciclo de WebINArs para divulgar o seu Programa de Formação 2023. Estes webINArs de inscrição gratuita destinaram-se a trabalhadores e dirigentes da Administração Pública.

Conselho Editorial

banner conselho editorial 765

O Conselho Editorial é um órgão consultivo da INA Editora, competindo-lhe:

  • Definir e aprovar o regulamento interno do Conselho Editorial;
  • Propor orientações com vista à concretização da política editorial;
  • Propor critérios de seleção de trabalhos a publicar;
  • Analisar e emitir pareceres sobre as propostas de edição de publicações;
  • Zelar pelos padrões de qualidade das obras a editar;
  • Pronunciar-se sobre a criação de novas tipologias de publicações;
  • Indicar a colaboração de especialistas internos ou externos, para avaliar trabalhos a publicar;
  • Pronunciar-se sobre outros assuntos que sejam submetidos à sua apreciação.

O Conselho Editorial da INA Editora integra as seguintes individualidades:

  • Sofia Crisóstomo, Vogal do Conselho Diretivo do INA, que preside;
  • António Araújo, Diretor das Publicações da Fundação Francisco Manuel dos Santos;
  • João Martins Claro, Presidente do Conselho Estratégico;
  • Maria das Dores Guerreiro, Vice-Reitora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, designada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP);
  • Miguel Ângelo Rodrigues, Professor Associado da Universidade do Minho. Investigador e diretor do CICP (Centro de Investigação em Ciência Política) da Escola de Economia e Gestão da UMinho;
  • Orlando Rodrigues, Vogal da Comissão Permanente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e Presidente do Politécnico de Bragança;
  • Saudade Baltazar, Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Évora e membro titular do centro de investigação CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

Saiba mais sobre a INA Editora aqui. Para mais informações, contacte-nos através de editora@ina.pt.

Rede INA Alumni

banner allumni 3

A REDE

A Rede INA Alumni tem como objetivo aproximar o INA, I. P., dos seus formandos, mentores e mentorados, reforçando os laços de confiança de forma contínua ao manter um acompanhamento do percurso profissional dos seus Membros, de forma a poder ajustar o perfil da oferta formativa à evolução das suas necessidades e adequá-las às oportunidades e desafios da Administração Pública.

Desenvolver um sentimento de pertença ao INA, I. P., é também o que se pretende ao abraçarmos este desafio a que nos propomos e para o qual é indispensável a participação dos Membros da Rede INA Alumni.

Os formandos, mentores e mentorados constituem um dos principais ativos e são a expressão máxima do sucesso do INA, I. P., que pretende construir esta rede como um projeto dinamizador e inovador que reflita a sua cultura e a sua identidade.

VANTAGENS

Os Membros da Rede INA Alumni beneficiarão de um leque de oportunidades, visando a partilha de conhecimento e boas práticas, o estímulo à aprendizagem contínua, bem como o acesso a serviços diferenciados e a benefícios exclusivos:

  • Oferta do “Livro Fundamentos da AP” para as primeiras 100 inscrições na Rede INA Alumni
  • Desconto de 5% de desconto na oferta formativa do INA, I. P., exceto se realizada em parceria com instituições de ensino superior nacionais ou internacionais (a operacionalizar, a partir de data a confirmar, em 2023)
  • Desconto de 10% na aquisição de obras publicadas pela INA Editora (p.f. identifique-se como membro da Rede no momento da encomenda)
  • Acesso preferencial ao Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança (PMIL) do INA, I. P.

Inscrição

Junte-se à Rede INA Alumni. Inscrição aqui.

Para qualquer informação ou esclarecimento adicional, contacte-nos através de alumni@ina.pt.

Vencedor Prémio INA 2022

premio INA final noticiaMarcelo Vegi da Conceição é o vencedor da primeira edição Prémio INA Melhor Investigação sobre a AP, com o estudo "O Impacto do Job Design sobre os Comportamentos Inovadores e o Work Engagement de Gestores Públicos Portugueses".

Consórcios

banner consorcios1

Nos termos e para efeitos do n.º 4 do artigo 3.º da Portaria n.º 669/2022 de 7 de setembro, dá-se conhecimento da formalização dos consórcios infra:

   Consortes
FA > AP
Formação Avançada para a Administração
INA, I.P.
ISCTE
UMinho

Leap > AP
Liderança Executiva na Administração Pública

Saiba mais sobre o Programa de Especialização LEAP

Descarregue a Brochura do curso aqui

INA, I.P.
UÉvora
ULisboa
UNLisboa
UPorto
CA > AP
Contabilidade e Auditoria para a Administração Pública
INA, I.P.
IP Cávado e Ave
IP Coimbra
IP Porto
IP Setúbal
IP > AP
Impulso Digital para a Administração Pública
INA, I.P.
IP Bragança
IP Cávado e Ave
IP Coimbra
IP Leiria
IP Porto
IP Setúbal
ISCTE
ULisboa
UN Lisboa
UPorto

 A colaboração estreita com o Ensino Superior, é sustentáculo da missão fundamental do renovado INA, I. P., de criação, transmissão e difusão do conhecimento no domínio da Administração Pública. Para o efeito e nos termos do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março, “o INA, I. P., pode constituir parcerias com instituições de ensino superior, designadamente no sentido de se dotar de recursos humanos altamente qualificados em especial para a prossecução das suas atribuições ao nível da formação, bem como para garantir a valorização técnica e tecnológica da Administração Pública, através de uma visão estratégica orientada para a qualificação e capacitação dos trabalhadores da Administração Pública e a modernização administrativa”.

Com o objetivo de dar forma preliminar à identificação de oportunidades colaborativas com as instituições de ensino superior, nos termos e para efeitos dos artigos 4.º, 5.º e 14.º dos Estatutos do INA, I. P., publicados em anexo ao Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março, e do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 27/21, de 16 de abril, o INA, I. P., assinou, em 21 de setembro de 2021, protocolos de colaboração com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), sem prejuízo da celebração de especializadas e posteriores parcerias, nomeadamente sob a forma de consórcio. Para mais informação consulte os protocolos aqui.

A possibilidade de constituição de consórcios entre o INA, I. P., e as instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico com larga experiência no ensino da Administração Pública pretende promover a valorização, modernização, alargamento, rigor e exigência na formação e qualificação da Administração Pública, tendo em conta os desafios societais contemporâneos, alavancando o capital científico no que respeita às ciências da administração e aos cursos de nível superior nas áreas da Administração Pública, conforme previsto no Plano de Capacitação Estratégica AP 2026.

Ao abrigo dos n.ºs 2 e 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 19/2021, de 15 de março, a Portaria n.º 669/2022 de 7 de setembro, veio definir os consórcios e respetivos termos, a formalizar entre o INA, I. P., e instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico, com vista ao desenvolvimento de ações de formação na Administração Pública.

Os consórcios mantêm-se abertos à entrada de outras instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico que os queiram integrar e que promovam o desenvolvimento, a transmissão e a difusão do conhecimento.

Nova edição INA Editora

publicacao ina 202211 01Novo lançamento da INA Editora “Princípios Fundamentais da Administração Pública: O artigo 266.º da Constituição”. Esta obra resulta do ciclo de webINAres organizados pelo INA entre outubro de 2021 e março de 2022.

Cursos gratuitos PRR em dezembro

cursos PRR INA 102022Estão abertas as inscrições para os novos cursos gratuitos sobre capacitação digital, dinamizados pelo INA em novembro e dezembro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

II Encontro do Programa de Mentoria

O II Encontro do Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança (PMIL) realizou-se a 22 de setembro, em formato virtual, e contou com a presença de mentores/as e mentorados/as, das três primeiras edições do programa.

Partilha de Conhecimento

banner site biblioteca partilha conh

O Centro de Conhecimento AP convida todas as pessoas interessadas em partilhar os seus projetos, trabalhos e resultados das suas investigações, no domínio da Administração Pública.

Para tal, basta enviar um email para conhecimento@ina.pt e incluir no assunto da mensagem Partilhar Conhecimento AP.

Feira do Livro da INA Editora

noticia feira livroEntre 25 de agosto e 11 de setembro, por ocasião da Feira do Livro de Lisboa e do Porto, a INA Editora vai fazer um desconto de 30% em todo o seu catálogo e de 40% no Livro do Dia.