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Centro de Conhecimento AP

 
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O Centro de Conhecimento AP pretende criar, promover, divulgar e debater o conhecimento sobre a Administração Pública, as Políticas Públicas e a Gestão dos Serviços Públicos.

Assegura a gestão da Biblioteca do INA, I.P., e a gestão, funcionamento e desenvolvimento da INA Editora e respetiva loja online, planeando e promovendo a edição de publicações, em suporte papel ou digital, com interesse para o INA, I.P., e para a Administração Pública.

Participa em redes de informação bibliográfica em áreas de interesse para a Administração Pública e estabelece parcerias com instituições nacionais e estrangeiras nas áreas da documentação, informação e editorial.

Promove iniciativas e eventos de divulgação, reflexão e debate do conhecimento sobre a Administração Pública para investigadores, formandos, trabalhadores e todos os interessados.

Inovar

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O INA, I.P. dinamiza diversos programas no sentido de fomentar a promoção e apoio à inovação e liderança na gestão pública.
Promove-se globalmente o ecossistema da inovação, do empreendedorismo e de liderança na Administração Pública, através do estímulo de práticas inovadores e da indução de comportamentos e atitudes nos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública que contribuam para uma melhoria do serviço público.

Instrumentos e Ferramentas de Inovação e Liderança:

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Aceleradora de Ideias em Serviços Públicos

A aceleradora de ideias em serviços públicos é um programa intensivo que visa o desenvolvimento rápido de novas ideias até à demonstração da sua viabilidade.

Destinatários - Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivos:

  • Proporcionar a oportunidade de apresentar, desenvolver e testar ideias inovadoras;
  • Capacitar e orientar os trabalhadores e dirigentes no percurso de experimentação das ideias inovadoras apresentadas;
  • Possibilitar o trabalho colaborativo com entidades do setor público, do setor não governamental e do setor privado, orientadas à conceção e ensaio de ideias inovadoras em serviços públicos.

Mais informações

Dia Aberto à Inovação

O Dia Aberto à Inovação é uma sessão de trabalho onde trabalhadores e dirigentes da Administração Pública criam e desenvolvem ideias novas para solucionar um problema real, a partir da identificação de uma situação concreta que constitua um desafio de inovação.

Destinatários - Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivos:

  • Identificar um desafio de inovação para solucionar um problema concreto de uma entidade pública;
  • Caracterizar o desafio da inovação através da compreensão da raiz do problema, do seu impacto e da motivação para o solucionar;
  • Produzir ideias para solucionar o desafio da inovação através de técnicas criativas;
  • Criar um protótipo para avaliar uma ideia inovadora e melhorar o desenho da solução que se pretende testar através de um projeto experimental de inovação.

Mais informações 

Entrevistas com Inovadores

As Entrevistas com Inovadores são uma iniciativa enquadrada na promoção da Inovação.

Destinatários - Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivo: 

  • Partilhar o conhecimento e as ideias de pessoas que em diferentes áreas trabalham com a inovação.

Mais informações

Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação

A Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação é constituída por dez áreas que abrangem a globalidade da arquitetura de gestão de uma entidade do setor público. Cada uma dessas áreas é avaliada através de um conjunto de capacidades específicas essenciais para que exista uma cultura de inovação no contexto da gestão pública.

A implementação desta ferramenta é uma medida do Programa SIMPLEX' 20-21.

Destinatários: Esta ferramenta destina-se, em primeiro lugar, a todas as entidades da administração direta e indireta do Estado, podendo ser adaptada às entidades da administração local, da administração regional e outras pessoas coletivas de natureza associativa.

Objetivo:

  • Apoiar as entidades públicas na criação de valor a partir do conhecimento e dos recursos públicos que gerem, através de uma liderança e de um ambiente de trabalho que promovam a criação de novas ideias, a experimentação e implementação em novos processos e serviços, ou na melhoria dos processos e serviços existentes.

Mais informações

Oficinas de Cocriação

As Oficinas de Cocriação consistem em sessões de trabalho realizadas com equipas de trabalhadores e dirigentes e têm como objetivo o desenho de soluções inovadoras que possam ser experimentadas através de projetos-piloto.

Destinatários - Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivo: 

  • Integrar os destinatários finais como parceiros na produção de ideias e no desenho de soluções inovadoras para os seus próprios problemas e desafios.

Mais informações

Radar Inovação AP

O Radar Inovação AP pretende divulgar práticas de inovação na Administração Pública.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivo:

  • Acompanhar as práticas de inovação na Administração Pública nacional e internacional, divulgar essas mesmas práticas e estimular a criação de novo conhecimento sobre a inovação neste contexto.

Mais informações

Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança

O Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança na Administração Pública (PMIL) é um programa especificamente desenhado para proporcionar experiências indutoras da aquisição e do reforço de competências de inovação, de empreendedorismo e de liderança.
Baseia-se numa relação de mentoria que liga profissionais experientes, de diferentes setores de atividade, a trabalhadores e dirigentes da Administração Pública, com vista à aceleração do respetivo desenvolvimento e à sua tradução em iniciativas que aportam valor para os contextos profissionais e para o serviço público.

Destinatários: Trabalhadores(as) ou dirigentes, em cargos de direção intermédia ou de direção superior da Administração Pública

Objetivos:

  • Desenvolver as competências de trabalhadores e dirigentes da Administração Pública, com vista à aquisição de conhecimentos, e ao reforço das capacidades individuais;
  • Desenvolvimento da liderança nos dirigentes da Administração Pública;
  • Desenvolver competências de gestão da inovação nos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública, designadamente naqueles que estejam envolvidos em projetos inovadores.

Mais informações

EndFAQ

Ministra visita o INA

Design sem nome 31A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, visitou hoje, dia 22 de setembro, as instalações do INA, em Algés. 

Protocolo INA com CRUP e CCISP

noticia protocoloO INA, I.P., assinou, no dia 21 de setembro, um protocolo de colaboração com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Encontro Interno "Somos INA"

noticia 3encontroDia 16 de setembro, os trabalhadores do INA foram desafiados a assistir à 3.ª sessão dos encontros "Somos INA", uma iniciativa que aborda temas relevantes para a vida pessoal e profissional dos trabalhadores.

Formação 2021

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Formação Transversal, Formação Estratégica e Diplomas de Especialização, são as três grandes áreas do Programa de Formação do INA, I.P., para 2021. Este documento digital (PDF) integra a oferta formativa do INA direcionada aos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública, sendo que os próximos cursos e-learning já se encontram disponíveis no site, na área SIGEF.

Atendimento ao Cidadão, Assuntos Europeus e Cooperação, Auditoria Interna, Gestão do Desempenho, Emprego Público, Segurança e Saúde no Trabalho, Marketing, e Gestão de Conteúdos, são alguns dos cursos e-learning que pode encontrar na Formação Transversal.  

Está ainda contemplada a formação estratégica, como os cursos de formação de dirigentes FORGEP e CAGEP, a formação em inovação e liderança,  em competências digitais e o CAT - Programa de Capacitação Avançada para a Preparação de Futuros Líderes.

Na terceira área do documento encontra dois Diplomas de Especialização. O primeiro em Compras e Contratação Pública (DECCP) e o segundo em Cooperação para o Desenvolvimento (DECODE).  

A agenda formativa para os próximos meses pode ser consultada no site do INA, na área SIGEF, e as questões devem ser colocadas através do email: cursos@ina.pt.

Formação à Medida

banner site2021 dirigentes A MEDIDA

Objetivo: Proporcionar aos organismos da Administração Pública a possibilidade de desenvolvimento conjunto de ações formativas, direcionadas a necessidades específicas identificadas pelos organismos públicos. Através destas iniciativas, possibilita-se ao serviço público a construção do seu próprio percurso formativo, daqui resultando propostas “customizadas” de formação.

Destinatários: Organismos da Administração Pública

Pedidos de Formação à medida:

Enviar o pedido através do email formacaoamedida@ina.pt identificando:
-    a necessidade específica de formação;
-    a prioridade de gestão que a fundamenta; ou
-    o interesse em realizar a formação concebida pelo INA nas instalações do organismo, para um universo específico de destinatários.

Mais informações aqui

Consulte, também, os cursos com inscrições abertas.

Formação de Acesso Aberto

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Objetivo: Disponibiliza formação gratuita para abranger grandes audiências e disseminar conhecimento ao universo da Administração Pública.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Datas e Inscrições Abertas: https://sigef.ina.pt/

Plataformas:
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NAU

Encontram-se disponíveis, de forma aberta, 24 horas por dia, 7 dias por semana, cursos na "Plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância para Grandes Audiências", serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que permite a criação de cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, em que cada participante gere o seu tempo de forma autónoma e flexível.

Cursos:

Mais informações aqui

Moodle

O Moodle é uma plataforma online de gestão de aprendizagem que permite a criação de cursos apelativos e a disponibilização de recursos e atividades pedagógicas online, constituindo um canal de comunicação eficaz os que participam em cursos desta natureza.

Cursos:

  • Plano Global de Formação em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas - 169 horas
  • A igualdade entre mulheres e homens e as Nações Unidas: Desafios para a Administração Pública - 6 horas
  • Programa de Capacitação em Direitos Humanos para a Administração Pública - 30 horas 

Mais informações aqui

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Competências Digitais

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Objetivo: Visa desenvolver, em linha com os objetivos estabelecidos no PRR, um conjunto de medidas de acordo com o Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, que incluem :

i) Infoexclusão Zero, destinado a trabalhadores públicos em situação de infoexclusão (com potencial complementaridade com o Programa Qualifica AP). Este programa beneficiará em particular assistentes operacionais, das carreiras gerais e especiais das Administrações Públicas Central e Local;

ii) AP Digital 4.0, assente nos eixos:

 - Formação em ferramentas de produtividade

 - Formação destinada a técnicos na carreira de informática

 - Formação em tecnologias emergentes e gestão

Datas e Inscrições Abertas: https://sigef.ina.pt/

Áreas:
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Ferramentas de Produtividade

Objetivo: Resposta à necessidade de se potenciar a utilização dos recursos digitais, de modo a ampliar a capacidade de trabalho e a aumentar a produtividade das entidades públicas, através das ferramentas de processamento de texto, edição e folhas de cálculo.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Processamento de Texto: Nível Inicial - 21 horas
  • Edição de Folhas de Cálculo: Nível Inicial - 21 horas
  • Processamento de Texto: Nível Intermédio - 21 horas
  • Edição de Folhas de Cálculo: Nível Intermédio - 21 horas
  • Processamento de Texto: Nível Avançado - 21 horas
  • Edição de Folhas de Cálculo: Nível Avançado - 28 horas
  • Técnicas de Redação On-line: Sites, Intranet, E-mail, Newsletter e Redes Sociais - 14 horas

Mais informações aqui

Gestão de Dados

Objetivos: A Gestão de Dados é preponderante para a literacia digital da Administração Pública, de modo a acompanhar o contexto atual em que se vive.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Data Scientist: Transformar Dados em Conhecimento - 14 horas
  • Otimização e Gestão de Dados em Excel - 28 horas
  • POWER BI: Elaboração de Dashboards de Apoio à Decisão - 21 horas

Mais informações aqui

Transformação Digital

Objetivo: Visa proporcionar às entidades públicas o contacto com matérias que contribuam para a mudança na sua gestão, tornando-as mais ajustadas à realidade cibernética que se vive e promovendo a respetiva resiliência digital.

Destinatários:
Dirigentes em cargos de direção superior
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Trabalhadores(as) da carreira geral de técnico superior
Trabalhadores(as) de carreiras especiais

Cursos:

  • Introdução à Inteligência Artificial - 14 horas
  • Inovação e Grandes Dados - 14 horas
  • Cibersegurança - 14 horas

 Mais informações aqui

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Competências de Inovação

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Objetivo: Contribuir para a execução de medidas do atual Programa do XXII Governo Constitucional, inseridas no capítulo da “ Boa Governação”, designadamente nas regras enumeradas para “ Melhorar a qualidade da democracia” onde se destaca a necessidade de contribuir para a existência de “ serviços públicos bem geridos, renovados e com profissionais motivados” através de medidas como o investimento em “ novos incentivos à eficiência e à inovação para os trabalhadores, estimulando o trabalho em equipa e aprofundando o envolvimento nos modelos de gestão nos serviços”.

Destinatários
Dirigentes em cargos de direção superior
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Trabalhadores(as) da carreira geral de técnico superior
Trabalhadores(as) de carreiras especiais

Datas e Inscrições Abertas: https://sigef.ina.pt/

Cursos:

  • Governação e Práticas de Inovação - 14 horas
  • Competências de Inovação - 14 horas
  • Criatividade e Ideias - 14 horas
  • Inovação Colaborativa -14 horas
  • Gestão de Projetos de Inovação - 14 horas
  • Avaliação da Inovação - 14 horas
  • Inovação Conduzida pelos Trabalhadores - 14 horas
  • Design Thinking aplicado à Co-criação na Administração Pública - 14 horas
  • Inovação em redes e parcerias - 14 horas
  • Intraempreendedorismo e Inovação - 14 horas
  • Oficinas de Cocriação (nível inicial) - 14 horas
  • Oficinas de Cocriação (nível intermédio) - 14 horas
  • Oficinas de Cocriação (nível avançado) - 14 horas

Mais informações aqui

Competências de Liderança

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Objetivos: Visa promover competências de liderança na Administração Pública com vista a diversificar e otimizar a aprendizagem dos dirigentes. A liderança eficaz deve ir além da visão imediatista do dia-a-dia, desenvolvendo uma preocupação com a criação de valor.

Destinatários:
Dirigentes em cargos de direção superior
Dirigentes em cargos de direção intermédia

Datas e Inscrições Abertas: https://sigef.ina.pt/

Cursos:

  • Liderança da Inovação - 21 horas
  • Biologia da Liderança - 21 horas
  • Modelos de Liderança - 21 horas
  • Liderança em Contexto Público - 21 horas
  • Mentoria (nível inicial) -14 horas
  • Mentoria (nível intermédio) - 14 horas
  • Mentoria (nível avançado) - 14 horas

Mais informações aqui

Programa de Capacitação Avançada

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Objetivo: Proporcionar a formação inicial obrigatória que assegure elevados níveis de qualificação em domínios transversais a toda a Administração Pública e em domínios especializados para diferentes perfis profissionais.

Datas e Inscrições Abertas: https://sigef.ina.pt/

Programas:
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Programa de Capacitação Avançada para o Início de Funções na Carreira de Técnico Superior (CAT - Formação Inicial) 203 horas

Objetivo: Proporcionar a formação inicial obrigatória que assegure elevados níveis de qualificação em domínios transversais a toda a Administração Pública e em domínios especializados para diferentes perfis profissionais.

Destinatários: Trabalhadores(as) em funções públicas integrados na carreira geral de técnico superior, colocados nos diversos órgãos ou serviços, na sequência de um procedimento de recrutamento centralizado;
Trabalhadores(as) a integrar na carreira geral de técnico superior, recrutados através de outra modalidade de procedimento concursal;
Trabalhadores(as) em funções públicas titulares de licenciatura, salvo quando integrado em carreira de grau de complexidade três que exija outra formação inicial obrigatória.

Percursos Formativos:

I - Organização e Ação do Estado - 35 horas
II - Valores do Serviço Público - 35 horas
III - Desempenho de Funções Públicas - 77 horas
IV - Inovação na Administração Pública - 56 horas

Mais informações aqui

Programa de Capacitação Avançada para a Preparação de Futuros Líderes (CAT – Futuros Líderes) 334 horas

Objetivo: Proporcionar a formação inicial obrigatória que assegure elevados níveis de qualificação em domínios transversais a toda a Administração Pública e em domínios especializados para diferentes perfis profissionais.

Destinatários: Trabalhadores(as) em funções públicas, titulares de licenciatura, com vínculo de emprego público por tempo indeterminado.

Percursos Formativos:

I - Liderança e Autoconhecimento - 45 horas
II - Contexto da Liderança - 115 horas
III - Gestão e Liderança na Administração Pública -115 horas
IV - Liderança da Inovação - 59 horas

Mais informações aqui

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Formação de Dirigentes

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Objetivo: A área estratégica de formação inicial e contínua de dirigentes visa assegurar os programas de formação dos dirigentes em cargos de direção intermédia e cargos de direção superior.

Datas e Inscrições Abertas: https://sigef.ina.pt/

Cursos para dirigentes
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Curso Avançado de Gestão Pública (CAGEP) | 65 Horas

Destinatários: Titulares de cargos de direção superior da Administração Pública Central ou equiparados.

Módulos:

1 - Gestão e Políticas Públicas - 14 horas
2 - Estratégia, Inovação e Mudança -17,5 horas
3 - Liderança em Serviços Públicos -17,5 horas
4 - Metodologias de Trabalho Colaborativo e Gestão Transversal - 7 horas
5 - Conciliação entre a Vida Profissional, Pessoal e Familiar - 7 horas
6 - Avaliação da Aprendizagem - 2 horas

Mais informações aqui

Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) |150 Horas

Destinatários: Titulares de cargos de direção intermédia da Administração Pública Central ou equiparados.

Módulos:

1 - Ética em Serviços Públicos - 3 horas
2 - Liderança em Serviços Públicos - 14 horas
3 - Estratégia e Planeamento - 14 horas
4 - Inovação e Mudança - 7 horas
5 - Gestão do Desempenho - 14 horas
6 - Gestão de Recursos Humanos - 14 horas
7 - Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar - 7 horas
8 - Igualdade e Não Discriminação - 7 horas
9 - Segurança e Saúde no Trabalho - 7 horas
10 - Gestão de Recursos Financeiros - 14 horas
11 - Contratação Pública - 14 horas
12 - Logística - 3 horas
13 - Gestão da Informação e do Conhecimento - 7 horas
14 - Gestão Através de Dados - 3 horas
15 - Gestão da Comunicação - 3 horas
16 - Transformação Digital nos Serviços Públicos - 7 horas
17 - Marketing em Serviços Públicos - 3 horas
18 - Redes Internacionais - 3 horas
19 - Sustentabilidade Ambiental - 3 horas
20 - Avaliação da Aprendizagem - 3 horas

Mais informações aqui

Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP)

(em atualização)

Curso de Alta Direção em Administração Pública – Edição International (CADAPi)

(em atualização)

Formação de Atualização de Dirigentes

(em atualização)

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Formação Estratégica

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A Formação Estratégica tem uma atuação formativa de especial relevância, que visa dotar os trabalhadores da Administração Pública das competências consideradas necessárias e essenciais ao desempenho das atividades inerentes a cargos/carreiras e grupos profissionais existentes neste contexto situacional específico.

Formação de Dirigentes
Programa de Capacitação Avançada
Competências de Liderança
Competências de Inovação
Competências Digitais

Inscrições: https://sigef.ina.pt/

Mais informações: cursos@ina.pt

Formação Especializada

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A oferta formativa especializada prevê que a articulação com o ensino superior terá em breve expressão clara em desenho protocolado com as Universidades, os Institutos Politécnicos e as Unidades de Investigação & Desenvolvimento, na senda do determinado nos estatutos do INA aprovados pelo Decreto-Lei n.º 19/21, bem como de outras iniciativas do INA, designadamente o restabelecimento, em junho de 2021, de parcerias com algumas das principais instituições de Ensino Superior e Escolas de Negócio do País.

Objetivo: Visa a consolidação de conhecimentos e competências, orientada para uma atuação rigorosa e de qualidade, em parceria com entidades da Administração Pública e também do Ensino Superior.

Datas e Inscrições Abertas: https://sigef.ina.pt/

Diplomas e Programas

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Diploma de Especialização em Compras e Contratação Pública (DECCP)

Objetivo: Dotar os participantes de conhecimentos jurídicos sobre as normas do Código dos Contratos Públicos, quer na fase da formação como também na fase de execução do contrato público que revista a natureza de contrato administrativo.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Módulos:
1 - A Formação dos Contratos Públicos - 28 horas
2 - O Critério de Adjudicação - 7 horas
3 - Os Acordos Quadro - 7 horas
4 - A Jurisprudência do Tribunal de Contas. A fiscalização prévia em particular - 7 horas
5 - A Execução dos Contratos Administrativos em Geral - 21 horas
6 - Os Contratos de Empreitadas em Especial - 14 horas
7 - Gestão Estratégica das Compras - 11 horas
8 - A Contabilidade Pública no Âmbito das Aquisições - 7 horas
9 - Práticas de Compras. Realização de Trabalhos em grupo - 18 horas

Em Parceria com o Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I.P.

Mais informações aqui

Diploma de Especialização em Cooperação para o Desenvolvimento (DECODE)

Objetivo: Pretende conferir uma qualificação que assegure uma visão global e integrada da Cooperação para o Desenvolvimento, bem como as ferramentas necessárias ao desenho, gestão e avaliação de projetos de cooperação.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Módulos:
1 - Génese e Evolução da Cooperação para o Desenvolvimento - 30 horas
2 - Financiamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento -  18 horas
3 - Desenho de Projetos de Desenvolvimento - 30 horas
4 - Gestão de Projetos de Desenvolvimento  - 24 horas
5 - Avaliação de Projetos de Desenvolvimento - 18 horas

Mais informações aqui

Diploma de Especialização em Gestão e Finanças Públicas (DEGFP)

(em atualização)

Diploma de Especialização em Gestão de Recursos Humanos (DEGRH) 

(em atualização)

Diploma de Especialização em Políticas Públicas (DEPP)

(em atualização)

Programa de Formação Profissional para as carreiras do Pessoal de Informática

(em atualização)

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Formação 2022

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O Programa de Formação para o próximo ano assume uma mudança de paradigma do INA, I.P., e pretende ir ao encontro das necessidades de formação da Administração Pública.

O plano foi desenhado a pensar nos atuais desafios do serviço público e antecipando as oportunidades de 2022, nomeadamente através de uma conceção de cursos ajustada à nova realidade e-learning e a temáticas emergentes.

As competências digitais e de inovação, a gestão de recursos humanos e as áreas de finanças, contratação pública e prestação de contas, assim como a formação orientada para dirigentes, são algumas das apostas do INA para o próximo ano.

Este programa está dividido nas seguintes áreas de formação:

Conheça o Programa de Formação para 2022 aqui e esclareça as suas dúvidas através do e-mail: cursos@ina.pt.

 

Formação Transversal

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A formação transversal integra o conjunto de formações complementares, de curta duração, e em regra de interesse geral e direcionadas a necessidades comuns, sinalizadas no âmbito da Administração Pública.

Objetivo: Visa promover a aquisição e/ou o desenvolvimento de um conjunto de saberes base considerados necessários para a boa prestação pública.

Datas e Inscrições Abertas: https://sigef.ina.pt/

Áreas:

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Atendimento ao Cidadão

Objetivo: Promover a excelência do Serviço Público prestado ao Cidadão, o domínio temático Atendimento ao Cidadão.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Atendimento ao Cidadão: Princípios essenciais - 14 horas
  • Atendimento ao Cidadão por Telefone - 14 horas
  • Atendimento ao Cidadão em Serviços de Saúde - 14 horas
  • Gestão de Reclamações - 14 horas

Mais informações aqui

Assuntos Europeus

Objetivo: Promover o conhecimento dos domínios relevantes de intervenção da União Europeia.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • União Europeia: Fontes de Informação - 6 horas
  • União Europeia: Oportunidades e Desafios - 6 horas
  • Direito da União Europeia – Regras de Concorrência em matéria de Auxílios de Estado - 6 horas
  • O Processo Decisório da União Europeia e as Técnicas de Negociação - 6 horas

Em Parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD)

Mais informações aqui

Cooperação

Objetivo: Promover o conhecimento dos instrumentos de cooperação internacional para participação e representação nas atividades das organizações supranacionais.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Gestão do Ciclo de Projeto e Abordagem do Quadro Lógico - 14 horas
  • Candidaturas e Gestão de Projetos de Cooperação Internacional Financiados pela União Europeia - 21 horas
  • Cooperação Delegada: Gestão Indireta de Projetos Financiados pela União Europeia - 14 horas

Mais informações aqui

Auditoria Interna, Controlo Interno e Prestação de Contas

Objetivo: Proporcionar um conjunto de instrumentos que visam contribuir para a melhoria da “qualidade da democracia”, para o “combate contra a corrupção” e, ainda, para a prevenção da “corrupção e da fraude”, num contexto de promoção de uma gestão pública transparente.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Controlo Interno e Gestão do Risco - 21 horas
  • Auditoria Interna - 21 horas
  • Auditoria Financeira: Técnicas e Metodologias - 21 horas
  • Prestação de Contas - 14 horas

Mais informações aqui

Contratação Pública

Objetivo: Visa contribuir para o desenvolvimento de uma gestão mais eficiente, sustentável e inovadora no âmbito da Administração Pública.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Contratação Pública - 28 horas
  • Contrato de Empreitada de Obras Públicas - 14 horas
  • Execução de Contratos - 14 horas
  • Utilizar o Portal Base - 18 horas
  • Utilizar o Portal Base: Acordos Quadro - 12 horas
  • Utilizar o Portal Base: Empreitadas - 14 horas
  • Elaboração das Peças Procedimentais no âmbito das TIC  - 14 horas
  • A Responsabilidade Financeira na Contratação Pública - 7 horas

Mais informações aqui

Ética nos Serviços Públicos

Objetivo: Pretende reforçar o conhecimento sobre os princípios ético e jurídicos do Código do Procedimento Administrativo, as obrigações deontológicas e os deveres legais dos trabalhadores em funções públicas.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Gestão da Ética e Cultura de Integridade nas Organizações - 14 horas
  • Plano de Prevenção de Riscos de Gestão - 21 horas

 Mais informações aqui

Gestão de Projetos

Objetivos: Visa contribuir para uma melhor resposta à necessidade de gerir processos de mudança de forma mais eficiente e eficaz, disponibilizando os instrumentos necessários ao desenvolvimento de competências para uma melhor gestão de projetos e promoção do sucesso organizacional.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos: 

  • Gestão de Projetos: Conceitos Base, Processos, Metodologias e Ferramentas - 21 horas
  • Gestão de Projetos em Ambiente Partilhado - 35 horas
  • Gestão de Projetos: Casos de Estudo, Boas Práticas e Standards - 21 horas
  • Gestão de Projetos: Agilidade e Gestão da Mudança - 14 horas

Mais informações aqui

Gestão de Recursos Humanos

Objetivos: Dar resposta aos desafios constantes com que as entidades públicas se deparam no âmbito dos processos de gestão dos seus trabalhadores, disponibilizando os instrumentos necessários à construção de respostas que permitam maior flexibilidade e rapidez de atuação perante a necessidade de mudança, com salvaguarda e respeito do desenvolvimento pessoal.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública - 21 horas
  • Gestão de Carreiras na Administração Pública - 14 horas
  • Entrevista de Avaliação de Competências - 35 horas
  • Processos de Recrutamento na Administração Pública - 21 horas
  • Procedimentos Concursais na Administração Pública - 21 horas
  • Processamento de Vencimentos e Ajudas de Custo - 28 horas

Mais informações aqui

Gestão do Desempenho

Objetivos: Dar resposta aos organismos que visam melhorar as suas práticas na implementação do sistema de gestão e avaliação do desempenho dos seus trabalhadores, relevando a necessidade do desenvolvimento de uma gestão dos serviços públicos centrada e orientada para resultados com base em objetivos previamente definidos.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos: 

  • SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública - 21 horas
  • Desempenho dos Trabalhadores - 14 horas
  • Ferramentas de Gestão Estratégica na Administração Pública - 14 horas
  • SIADAP: da Estratégia à Tática – Definir objetivos SMART - 14 horas
  • Avaliação e Indicadores de Desempenho - 14 horas

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Gestão Documental

Objetivos: Solução para a boa gestão das entidades públicas - quanto ao tratamento, partilha, reutilização e preservação da informação-, em especial para uma Administração Pública que tem apostado na transformação digital e na desmaterialização administrativa, com vista a otimizar e a tornar mais eficientes os procedimentos dentro de cada entidade.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Gestão da Informação Arquivística na Administração Pública - 28 horas

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Gestão Financeira

Objetivo: Resposta às exigências com que as entidades públicas se deparam no âmbito das suas responsabilidades de gestão pública e, em especial, de responsabilidade financeira.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Perceber o Orçamento - 14 horas
  • Perceber a Contabilização dos Ciclos da Receita e Despesa Pública - 14 horas
  • O Porquê da Contabilidade Financeira e de Gestão no Estado - 14 horas
  • Responsabilidade Financeira no âmbito da Lei de Organização e Processo do Tribunal de Contas - 21 horas
  • A Lei de Enquadramento Orçamental e o novo referencial contabilístico (SNC-AP) - 28 horas
  • Contabilidade Analítica - 21 horas

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Igualdade e Não Discriminação

Objetivo: Surge com o intuito de despertar para uma maior consciencialização para a relevância e o impacto que estes conceitos têm nas entidades públicas, contribuindo para a prevenção de práticas e para a implementação de medidas que promovam a Igualdade e a Não Discriminação

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Orçamentos Sensíveis ao Género - 21 horas
  • Plano para a Igualdade entre Mulheres e Homens - 14 horas
  • Políticas na Ótica de Género - 20 horas

Em Parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

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Marketing em Serviços Públicos

Objetivo: Visa apresentar soluções para uma Administração Pública que se pretende precisa, eficiente e eficaz na sua comunicação.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos:

  • Marketing em Serviços Públicos - 14 horas
  • Marketing Digital - 14 horas
  • Estratégia e Planeamento de Marketing - 14 horas

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Organização do Trabalho e do Tempo

Objetivo: Promover o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, visando melhorar o índice de bem estar no trabalho em serviços públicos.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos: 

  • Organização do Trabalho - 7 horas
  • Teletrabalho - 7 horas
  • Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar - 7 horas
  • O Poder do Tempo para a Qualidade de Vida Pessoal e Profissional - 14 horas
  • O Mundo COVID: Mindset para o Equilíbrio Emocional - 14 horas

Mais informações aqui

Regimes Jurídicos / Direito Administrativo

Objetivo: Uma das respostas essenciais para a capacitação da Administração Pública, considerando que o quadro normativo de toda a atividade que visa a satisfação das necessidades coletivas e a prossecução do interesse público.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos: 

  • Código do Procedimento Administrativo para Juristas -  21 horas
  • Código do Procedimento Administrativo para Não Juristas - 21 horas
  • Regime Geral das Contraordenações - 28 horas
  • Contencioso Administrativo - 28 horas

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Regimes Jurídicos / Emprego Público

Objetivo: Visa dotar a Administração Pública em conhecimentos sobre a legislação de uso corrente na atividade dos serviços públicos, com vista a promover uma maior eficiência na gestão dos respetivos recursos humanos e financeiros.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos: 

  • Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas - 35 horas
  • Regime Disciplinar dos Trabalhadores em Funções Públicas - 28 horas
  • Assiduidade, Pontualidade e Trabalho Extraordinário e Suplementar - 21 horas
  • Regime de Proteção nos Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais - 28 horas

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Regimes Jurídicos / Instrumentos Jurídicos

Objetivo: Visa constituir uma resposta aos desafios que se colocam no campo da Legística (material e formal) no contexto da Administração Pública.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos: 

  • Legística: preparação e redação de atos legislativos e de regulamentos - 21 horas
  • Legística: preparação e redação de atos legislativos e de regulamentos na Região Autónoma dos Açores - 21 horas
  • Legística: preparação e redação de atos legislativos e de regulamentos na Região Autónoma da Madeira - 21 horas
  • Legística Formal Aplicada (curso prático) - 10 horas

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RGPD e Proteção de Dados

Objetivo: Visa preparar as entidades da Administração Pública para o estrito cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos: 

  • Encarregado de Proteção de Dados - 21 horas
  • Avaliação de Impacto sobre Proteção de Dados (AIPD): metodologia de avaliação de risco e modelos disponíveis - 21 horas

Mais informações aqui

Segurança e Saúde no Trabalho

Objetivo: Visa dar resposta ao compromisso do XXI Governo Constitucional de proporcionar condições de trabalho dignas capazes de promover o bem-estar físico, organizacional e psicossocial, garantindo a primazia da saúde e segurança dos trabalhadores.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Administração Pública

Cursos: 

  • Segurança e Saúde no Trabalho - 14 horas
  • Ambientes de Trabalho Saudáveis - 21 horas
  • Riscos Psicossociais e Stresse no Trabalho - 14 horas
  • Organização e Gestão da Emergência - 14 horas
  • Avaliação e Controlo de Riscos - 14 horas

Mais informações aqui

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Feira do Livro da INA Editora

Feira do Livro noticia 2021Entre 26 de agosto e 12 de setembro, por ocasião da Feira do Livro de Lisboa e do Porto, a INA Editora vai fazer um desconto de 40% em todo o seu catálogo e de 50% no Livro do Dia.

Feira do Livro da INA Editora

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Cursos Gratuitos NAU

banner nau

Conheça os quatro cursos que o INA,I.P., promove nesta data, todos de inscrição gratuita: 

A “NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências” é um projeto online, pioneiro a nível nacional, de suporte ao ensino e formação, dirigido a grandes audiências, em que o INA, I.P., é co-promotor.

A plataforma NAU é um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que permite a criação de cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, produzidos por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade, que contam com a participação de milhares de pessoas.

Esta plataforma faz parte das ações transversais da iniciativa Portugal INCoDe.2030 ao promover o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, educação e qualificação da população ativa.

O financiamento do projeto NAU provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e do Programa Operacional Comunitário COMPETE 2020, no âmbito do Quadro Portugal 2020, com o número de projeto 02/SAMA2020/2016.